1. Cidade

Jardim Amália Rodrigues

1. Jardim Amália rodrigues
2. Jardim Amália rodrigues
3. Jardim Amália rodrigues
4. Jardim Amália rodrigues
5. Jardim Amália rodrigues
6. Jardim Amália rodrigues
7. Jardim Amália rodrigues
8. Jardim Amália rodrigues
9. Jardim Amália rodrigues
10. Jardim Amália rodrigues
11. Jardim Amália rodrigues
12. Jardim Amália rodrigues
13. Jardim Amália rodrigues
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim Amália Rodrigues surge no topo do Vale Verde, a rematar o Parque Eduardo VII acima da Alameda Cardeal Cerejeira. É um espaço extremamente bem executado ao nível da jardinagem, no coração de , inaugurado em com o nome Alto do Parque e, mais tarde, renomeado com a designação actual.

Ao centro do parque, um belo anfiteatro de pedra ao ar livre, permite-nos observar em grande perspectiva o vale inteiro, desde a Avenida da Liberdade até às águas do Rio Tejo. Os trilhos calcetados do jardim conduzem-nos à volta pelos 5.700 metros quadrados até um enorme lago com bar/restaurante e esplanada, um sítio deslumbrante para relaxar e apreciar a calma da natureza. O lago também serve de lar a muitos patos, com sorte, os mais jovens proporcionam verdadeiros momentos de divertimento. A nascente do lago, no cimo dum pequeno monte relvado escondido pelas ramagens das árvores, foi construído um pequeno miradouro circular de pedra, próprio para momentos mais a sós.

No lado oposto do jardim, encontra-se um requintado ponto gastronómico com parque de estacionamento e extremamente bem localizado relativamente ao vale.

O jardim representa um segmento do Corredor Verde de Lisboa que liga o centro da cidade até à Serra de Monsanto, num percurso repleto de espaços verdes muito bem arborizados. Aqui em especial, podemos encontrar Oliveiras, Pinheiros Mansos, Palmeiras de Vassouras, entre arbustos como o Alecrim, a Lantana ou a Piracanta.

Curiosamente, as duas esculturas aqui presentes não representam a ilustre Amália Rodrigues. Têm como título a Maternidade do escultor colombiano Fernando Botero, e O Segredo, do escultor nacional António Lagoa Henriques. Curiosamente, Amália Rodrigues surge apenas representada numa escultura denominada Amália e o Fado, situada num jardim à beira-rio, em Belém, frente à Cordoaria Nacional.

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.731169,-9.154939