1. Cidade

Jardim do Castelo de São Jorge

1. Jardim do Castelo de São Jorge
2. Jardim do Castelo de São Jorge
3. Jardim do Castelo de São Jorge
4. Jardim do Castelo de São Jorge
5. Jardim do Castelo de São Jorge
6. Jardim do Castelo de São Jorge
7. Jardim do Castelo de São Jorge
8. Jardim do Castelo de São Jorge
9. Jardim do Castelo de São Jorge
10. Jardim do Castelo de São Jorge
11. Jardim do Castelo de São Jorge
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11

Publicado por a

Horário

Novembro a Fevereiro: 09:00 às 18:00

Março a Outubro: 09:00 às 21:00

Bilhetes

Normal: 8,5 €

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim do Castelo de São Jorge não tem mil anos, como o castelo que o acolhe, nem tem aspirações a jardim. Foi projectado por Gonçalo Ribeiro Telles e Pulido Garcia em , não com o propósito de criar um jardim no castelo, mas sim de desenvolver um organismo paisagístico em harmonia com a filosofia do castelo.

A partir do conceito jardim-paisagem, criaram um espaço natural na orla da muralha do Castelo de São Jorge, com vinte e uma das principais espécies de árvores autóctones em Portugal, entre elas, Azereiro, Alfarrobeira, Medronheiro, Pinheiro-Manso, Sobreiro e Zambujeiro, sem esquecer as árvores de fruto em homenagem à horta já extinta do Paço Real da Alcáçova.

A melhor panorâmica de existe aqui, certamente, no topo da onde a paisagem se alcança até cansar a vista. É que o jardim foi construído precisamente no miradouro com o mesmo nome. Ao vaguearmos pelo chão de pedra irregular, encontramos alguns mapas pintados em azulejos para facilitar a identificação dos pontos de interesse na paisagem, entre os canhões antigos e os bancos da muralha.

O espaço é extremamente inspirador, faz-nos recuar no tempo até onde a imaginação permitir. Diz-se que o jardim recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Será este o melhor ponto turístico da cidade?

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.713506,-9.133495