1. Cidade

Jardim Guerra Junqueiro

1. Jardim Guerra Junqueiro
2. Jardim Guerra Junqueiro
3. Jardim Guerra Junqueiro
4. Jardim Guerra Junqueiro
5. Jardim Guerra Junqueiro
6. Jardim Guerra Junqueiro
7. Jardim Guerra Junqueiro
8. Jardim Guerra Junqueiro
9. Jardim Guerra Junqueiro
10. Jardim Guerra Junqueiro
11. Jardim Guerra Junqueiro
12. Jardim Guerra Junqueiro
13. Jardim Guerra Junqueiro
14. Jardim Guerra Junqueiro
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

Jardim da Estrela, inaugurado a como Jardim Guerra Junqueiro, é um dos mais belos espaços ajardinados de Lisboa criado à imagem de um jardim inglês pela corrente paisagística da época. Posterior ao Passeio Público, hoje Jardins da Avenida da Liberdade, o Jardim da Estrela era o espaço de lazer predilecto da burguesa portuguesa e, por isso, chegou a chamar-se Passeio da Estrela.

Foi projectado frente à famosa Basílica da Estrela pelo arquitecto Pedro José Pezerat, em parceria com as técnicas de jardinagem de Jean Bonard e João Francisco.

Seis portões de ferro forjado ao longo dos 45000 metros quadrados em pentágono convidam-nos a entrar num passeio pitoresco tocado pela visão do Romantismo que chegara a Portugal no final do século XVIII. Trilhos sinuosos de gravilha agregada ou lajes, passeiam os gigantes de madeira e folhas, árvores de toda a espécie com os seus troncos crescidos, retorcidos, imaginando outras terras e outros mundos. Plantas e arbustos recortam graciosamente as passagens entre canteiros e clareiras relvadas e desviam-nos para outros lugares mais secretos onde vale a pena sentar e apreciar o silêncio bucólico da paisagem.

O amor da linha romântica homenageia e faz-se sentir nas estátuas espalhadas pelo parque, umas de pedra calcária outras em bronze, algumas servindo de repuxo aos quatro lagos do jardim para deleite dos patos e outras aves que aqui se refrescam. Todos os caminhos convergem para o coreto no centro do jardim, o mais antigo de , inicialmente colocado na Avenida da Liberdade.

Para além da flora e da fauna, o Jardim da Estrela também conquista o divertimento e lazer através das suas estruturas de apoio como parques infantis, quiosques com esplanada e sanitários. Os espaço são praticamente planos e ligados por bom pavimento para os utentes com mobilidade reduzida.

Sejam crianças ou adultos, todos encontram na abundância do verde uma caminhada pela paz e pela história. Para os turistas, é certamente, um passeio absolutamente imperdível.

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.714712,-9.159097