1. Cidade

Jardim Júlio de Castilho

1. Jardim Júlio de Castilho
2. Jardim Júlio de Castilho
3. Jardim Júlio de Castilho
4. Jardim Júlio de Castilho
5. Jardim Júlio de Castilho
6. Jardim Júlio de Castilho
7. Jardim Júlio de Castilho
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7

Publicado por a

Horário

Aberto 24h por dia

Bilhetes

Entrada livre

Descrição

Classificação - 5 / 10

Jardim Júlio de Castilho é o nome menos popular do Jardim de Santa Luzia, mais conhecido como devido ao magnífico ponto de observação que encerra sobre o Tejo, erguido no bairro mais típico de – Bairro de Alfama.

O jardim ocupa os terreno adjacentes da Igreja de São Brás e de Santa Luzia, integrando um trio de elementos arquitectónicos importantes na Praça de Santa Luzia: Igreja, jardim e miradouro.

Dividido em dois patamares de 645 e 845 metros quadrados, respectivamente, apenas o primeiro possui verdadeiramente um jardim: quatro cantos de arbustos e de sebes de buxo em redor do busto do escritor Júlio de Castilho em bronze e pedestal de pedra, ao centro, da autoria de Costa Mota, caminhos de calçada portuguesa e tijoleira, e a pérgola do maravilhoso miradouro suportada por dois muros de azulejos tão pitorescos quanto a panorâmica. Aqui, o Tejo alonga-se até perder de vista, vê-se Alfama, a Serra da Arrábida no horizonte e quase toda a Margem Sul.

No patamar inferior do jardim, totalmente coberto por calçada portuguesa, destaca-se a fonte e o enorme tanque rectangular a lembrar uma piscina aos pés de outra pérgola, mais recente e moderna, com outro modo de ser bela. Novamente, a azulejaria portuguesa presenteia-nos com um enorme painel defronte do tanque.

Por aqui passam, essencialmente, os turistas deslumbrados com a paisagem do miradouro ou curiosos com as cenas ilustradas no azul antigo dos azulejos. É um dos principais e mais belos pontos turísticos da cidade de .

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.711664,-9.130376