1. Cidade

Museu do Aljube - Resistência e Liberdade

Sem imagem disponível

Publicado por a

Horário

Terça-feira a domingo: 10:00 – 18:00

Bilhetes

Normal: 1,5 €

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Museu do Aljube - Resistência e Liberdade é o mais recente espaço museológico da cidade , tendo sido inaugurado a . Com o firme propósito de perpetuar na memória de todos os seus visitantes o combate à ditadura e valores livres e democráticos, foi instalado na antiga Cadeia do Aljube.

O edifício do século XVIII, tem na realidade origens mais antigas que remontam aos tempos da ocupação muçulmana com o nome de "Al-jubb". Foi palco de prisões de índole religiosa, prisão de mulheres no século XIX e cárcere de presos políticos durante o período de ditadura do Estado Novo, no século XX. Local de atrocidades, privações e sofrimento ao longo dos tempos, os seus seis pisos foram agora transformados num testemunho de resistência e liberdade.

Ao passar pela receção e descer ao piso -1, poderá observar no âmbito da exposição permanente, peças arqueológicas feitas de cerâmica e barro.

No piso 1, encontra-se documentada a história de entre e , na qual são enfatizados exemplos concretos da censura exercida pelo regime fascista encabeçado por Salazar. São ainda descritos os traços característicos do próprio regime e a bravura do papel da imprensa clandestina como centelha de liberdade num país cujos líderes a quiseram esquecer.

Subindo ao piso 2, verá como funcionava a máquina opressora do Estado Novo e a forma como os detidos se organizavam para lhe resistir.

O piso 3 é um espaço dedicado ao contexto colonial e à Guerra do Ultramar. O 4º piso possui um auditório utilizado para outros eventos do museu.

No Museu do Aljube existem exposições temporárias que funcionam como símbolos da liberdade de expressão.

Mapa e Contactos

MoradaRua de Augusto Rosa, 42, 1100-059 Lisboa, Portugal
Coordenadas GPS38.710184,-9.132751
Telefone+351 218 172 400
Emailmuseudoaljube@cm-lisboa.pt
Websitehttp://www.museudoaljube.pt