1. Cidade

Museu do Fado

1. Museu do Fado
1. Museu do Fado
  1. 1
  2. 2

Publicado por a

Horário

Museu

  • Terça-feira a domingo: 10:00 – 18:00 (última entrada às 17:30)
  • Encerrado: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro

Centro de Documentação

  • Segunda-feira a sexta-feira: 14:30 – 18:00 (É necessário marcação prévia)

Escola do Museu

  • Segunda-feira a sexta-feira: 14:00 – 20:00

Bilhetes

Normal: 5 €

Descontos para menores de 30 e maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, grupos organizados e famílias, portadores do Lisboa Card.

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Museu do Fado foi inaugurado a , simbolizando uma nobre homenagem ao estilo musical português e aos seus artistas. Único no mundo, o Fado foi distinguido como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO no dia .

Localizado no bairro tradicional de Alfama (o berço do Fado), o edifício que acolhe o museu, foi em tempos uma estação elevatória de águas construída em e é um Monumento de Interesse Público.

Neste espaço, os visitantes são levados até às origens históricas do Fado no século XIX, encontrando obras famosas como o quadro O Fado que foi pintado em , autoria do pintor . Aqui, há uma infinidade de itens relativos ao tema, como instrumentos musicais, obras de artes plásticas, repertórios ou percurso bibliográfico detalhado dos maiores nomes da história do Fado.

Nunca é demais ressalvar, que o Fado é trazido à vida pelas vozes dos Fadistas e também pelas hábeis mãos dos grandes tocadores de Viola de Fado e Guitarra Portuguesa. Seria impossível terminar este texto sem mencionar os nomes da fadista Amália Rodrigues e de Carlos Paredes, guitarrista e compositor conhecido por o Homem dos mil dedos. Ambos já falecidos, são dois gigantes imortais na alma do Fado e dos portugueses.

Hoje, alegramo-nos por Amália ter na fadista Mariza uma sucessora digna de transportar o estandarte de tão arreigada tradição.

Mapa e Contactos

MoradaLargo do Chafariz de Dentro, 1, 1100-139 Lisboa, Portugal
Coordenadas GPS38.711116,-9.127659
Telefone+351 218 823 470
Emailinfo@museudofado.pt
Websitehttp://www.museudofado.pt