1. Cidade

Museu do Teatro Romano

1. Museu do Teatro Romano
1. Museu do Teatro Romano
1. Museu do Teatro Romano
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Publicado por a

Horário

Terça-feira a domingo: 10:00 – 13:00 / 14:00 – 18:00

Encerrado: Segunda-feira e feriados

Bilhetes

Entrada gratuita.

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Museu do Teatro Romano abriu ao público no ano com o intuito divulgar o Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo, designação romana para a cidade de .

Este espaço, um dos núcleos do Museu de Lisboa, está dividido em quatro áreas diferentes: a exposição permanente encontra-se num edifício do século XVII que dá para o Páteo do Aljube e era património do Cabido da Sé, um órgão consultivo na orgânica das dioceses; de frente para a Rua de São Mamede encontram-se dois edifícios com exposições de ruínas romanas e da escavação presentemente a decorrer. Por último, entre a Rua de São Mamede e a Rua da Saudade deparamo-nos com as Ruínas do Teatro Romano de Lisboa, datadas do século I antes de Cristo e que possuíam entre 3.000 a 5.000 lugares.

Palcos típicos e icónicos das sociedades romanas, os teatros eram na época importantes locais de manifestação de vontades por parte das diversas castas sociais existentes e de propaganda ao império e culto à figura do imperador.

No piso térreo do edifício onde se encontra a exposição permanente existem inúmeros objetos que pertenceram diretamente ao teatro, entre eles, fustes e capitéis. Nos demais espaços do museu estão expostas peças encontradas durante as escavações que remontam aos séculos XVIII e XIX, providenciando conhecimento acrescido para os investigadores sobre que destinos e propósitos foi tendo o recinto do museu ao longo do tempo.

As Ruínas do Teatro Romano de Lisboa estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde .

Mapa e Contactos

MoradaPátio do Aljube, 5, 1100-059 Lisboa, Portugal
Coordenadas GPS38.710141,-9.132542
Telefone+351 218 820 320
Emailmuseudelisboa@cm-lisboa.pt
Websitehttp://www.museuteatroromano.pt