1. Cidade

Museu Nacional do Desporto

1. Museu Nacional do Desporto
1. Museu Nacional do Desporto
  1. 1
  2. 2

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Museu Nacional do Desporto está instalado no Palácio Foz, edifício do século XVIII. Gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foi inaugurado no . Nesse ano, celebrava o centenário da sua primeira participação em Jogos Olímpicos.

A missão de dar a conhecer a história do desporto em Portugal levou inúmeros atletas a cederem pertences pessoais ao espólio do museu, destacando-se, a Bota de Ouro – ganha por Eusébio e as peças do equipamento utilizado por Rosa Mota quando se sagrou campeã olímpica (ano ) em Seul.

Reuniu-se também algum equipamento utilizado pelo maior alpinista da história de Portugal. João Garcia escalou as 14 montanhas mais altas do mundo, as únicas com mais de 8.000 metros de altitude. Foi o décimo homem de sempre a conquistar a Coroa dos Himalaias sem recurso a oxigénio.

Neste espaço museológico encontra-se a Biblioteca Nacional do Desporto, cuja coleção ascende às 60.000 unidades e engloba livros, periódicos, cassetes e vídeos. A grande atração da biblioteca é o primeiro livro de desporto editado em todo o mundo que data de : De Arte Gymnastica, cujo autor foi .

Mapa e Contactos

MoradaPraça dos Restauradores, 25-45, 1250-187 Lisboa, Portugal
Coordenadas GPS38.715835,-9.142426
Telefone+351 213 958 629
Emailmuseu@ipdj.pt
Websitehttp://www.ipdj.pt/museu_desporto.html