1. Cidade

Museu Santo António

Sem imagem disponível

Publicado por a

Horário

Terça-feira a domingo: 10:00 – 13:00 / 14:00 – 18:00

Encerrado: Segunda-feira e feriados (excepto a 13 de junho).

Bilhetes

1,5 €

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Museu Santo António (designado Museu Antoniano até ) foi criado com o propósito de prestar homenagem a Santo António, Padroeiro de . Teólogo de grande importância para a religião cristã, viveu entre o final do século XII e início do século XIII. Pouco tempo após a sua morte, a igreja católica aprovou a canonização e António foi tornado Santo.

Localizado no Largo de Santo António da Sé, o museu encontra-se junto à igreja que terá sido a habitação dos pais do santo. Atualmente, é um dos núcleos do Museu de Lisboa.

O museu abriu ao público na década de 60 do século passado e foi reabilitado e reaberto em . Conta hoje na sua exposição permanente com cerca de 150 peças em mostra que englobam esculturas, pinturas, gravuras ou cerâmicas. O destaque vai para o painel em azulejo retratando ao sermão de Santo António aos peixes, datado do século XVII.

Neste espaço modernizado, podem ainda ser ouvidas as vozes de Maria Bethânia e Carminho lendo textos acerca dos milagres realizados pelo santo e visionadas imagens e vídeos alusivos às festa popular realizada anualmente em Lisboa no dia em honra de Santo António.

Mapa e Contactos

MoradaLargo de Santo António da Sé, 24, 1100 Lisboa, Portugal
Coordenadas GPS38.710075,-9.133883
Telefone+351 218 860 447
Emailmuseudelisboa@cm-lisboa.pt
Websitehttp://www.museudelisboa.pt