Fechar Escolher Procurar Playocean Logotipo Menú Menú Inicial Menú Inicial
O Playocean® usa cookies para assegurar-lhe que obtém a melhor experiência ao usar os seus serviços. Ao continuar a usar o Playocean® está a concordar com a sua política de cookies.
Saber mais
PT EN

Lisboa

Menú Inicial

Museu Museu em destaque Estrela cheia Estrela vazia

Tapada das Necessidades

+

Jardins de Lisboa

Jardins
Jardins em destaque
1/3
Tapada das Necessidades
Tapada das Necessidades
Tapada das Necessidades

Horário

Abril a setembro: segunda a sexta-feira das 08h00 às 19h00; sábados, domingos e feriados das 10h00 às 19h00

Outubro a março: segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00

Admissão

Entrada livre

Opinião

A Tapada das Necessidades, outrora Cerca das Necessidades, é o jardim de dez hectares do Palácio das Necessidades, inicialmente muito mais reduzido e projectado em estilo barroco por arquitectos italianos a mandado de D. João V, em , e mais tarde redesenhado em estilo paisagístico inglês pelo mestre jardineiro Jean Bonnard, a pedido de D. Fernando Augusto, em .

A história do jardim é longa, atravessa séculos de reinados, religiões e revoluções, mas ainda hoje continua a ser um dos mais belos jardins com vista para o Tejo e Ponte 25 de Abril, no coração do Bairro dos Prazeres.

Duas entradas superam o muro circundante de pedra, uma a Norte, na Rua do Borja, e outra a Sul, no Largo das Necessidades à direita do palácio. Esperam-nos longos trilhos de terra batida que nos conduzem à beleza natural do verde.

Seguindo pela entrada Sul, a surpresa de uma grande clareira relvada que, além de receber eventos musicais como o Outjazz e Lisboa Soa, faz o gosto ao descanso dos visitantes. A densidade do bosque oferece-nos inúmeras espécies de árvores e arbustos extremamente bem cuidados como pinheiros, palmeiras, acácias, amoreiras, entre outros. O jardim é tão robusto que se identifica facilmente do outro lado da margem do Tejo.

Escondidos na vegetação, três lagos refrescam fauna e flora: Lago da Palmeira, Lago das Estrelícias e Lago Duque de Lafões. Com sorte, vêem-se famílias de patos em fila junto aos lagos. Há também lugar para um chafariz e uma cascata.

A estrutura redonda de cúpula de ferro e vidro chama-se Estufa Circular e foi mandada erguer por D. Pedro V em . Junto ao mesmo local, passamos pelo Jardim dos Cactos que diz-se ser um dos mais antigo da Europa.

Destacam-se outras duas estruturas importantes, a Casa de Fresco e a Casa do Regalo, esta última antigo atelier da Rainha D. Amélia construído em .

É, sem dúvida, um jardim romântico e convidativo a longos passeios pelo fresco das árvores, tornando-o num espaço verde de referência para todos os visitantes de .

Mapa e Localização

Onde fica o Tapada das Necessidades?

Coordenadas
Graus
Graus Decimais
Graus, Minutos, Segundos
38.708881º LAT
-9.169755º LON
38º 42.53286' N
9º 10.1853' O
38º 42' 31.97" N
9º 10' 11.12" O
Endereço
Freguesia Estrela
Concelho Lisboa
Distrito Lisboa
Região Estremadura
País Portugal
Continente Europa

Jardins mais próximos

Vais visitar mais Jardins?

Pontos de Interesse mais próximos

Além de Jardins existem outros locais a visitar na cidade de Lisboa.