Minho

A região mais a Norte de Portugal Continental divide-se em 23 concelhos, 3 dos quais banhados pelo Oceano Atlântico. Ordenados de Norte para Sul,

Braga é a capital da região.

Abundantemente ricos em biodiversidade, os sistemas dunares de baixa altura partilham a paisagem do litoral com a flora de lagunas e pinhais.

No litoral do Minho predomina o clima quente e temperado. Janeiro é o mês mais frio e chuvoso com temperatures médias de 9.5ºC e precipitação média de 174mm. Julho é, portanto, o mês mais quente e seco com temperaturas médias de 19.7ºC e precipitação média de 17mm.

Apesar de ser a costa mais fria de Portugal é muito procurada pelos praticantes de Kitesurf e Windsurf devido à predominância do vento Norte ou Nortada, principalmente na em Viana do Castelo e em Caminha.

Também o Surf, Bodyboard e Stand up Paddle ganham destaque nas águas desta região. Na realizou-se o Viana World Bodyboard Championship em .

Douro Litoral

Mais conhecida pelos atributos vinícolas do que pelas praias, a região do Douro abre-se ao Atlântico em 6 concelhos dos 24 que a constituem:

O Porto é a cidade capital.

O Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica do Mindelo e o Estuário do Douro são as áreas protegidas de uma linha costeira maioritariamente urbana, bastante rochosa, separada da urbe por longos areais.

À semelhança do Rio Douro, Rio Ave e Rio Leça vêem igualmente a sua foz nesta região.

O Verão e o Inverno contrastam em temperaturas médias de 22.3ºC e 9.1ºC, com pluviosidade de 142mm e 10mm, respectivamente.

Também a região do Douro é fustigada pelas Nortadas intensas que agitam fortemente as suas águas já naturalmente revoltas. Por este motivo é muito procurada para a prática de Surf, Kitesurf, Bodyboard e Stand Up Paddle, especialmente na , no Porto.

Em Espinho, na , ocorre o Open de Portugal de Voleibol de Praia, uma etapa do Circuito Mundial.

Beira Litoral

A Beira Litoral é a região costeira de um conjunto de províncias conhecidas por Beiras – Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral. Dos 38 concelhos apenas 10 possuem praias oceânicas:

Coimbra é a cidade capital desta região.

Com temperaturas médias entre 9.6°C e 21.1°C, e pluviosidade média entre 6mm e 147mm, a sua paisagem dunar compreende longos areais selvagens, seguros por áreas protegidas como a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ou a Mata Nacional de Leiria.

Em Aveiro dá-se o fenómeno natural do cruzamento entre as águas do Atlântico com as do Rio Vouga, formando a Ria de Aveiro.

Na Figueira da Foz, abrigado pelo Monumento Natural do Cabo Mondego e Parque Florestal da Serra da Boa Viagem, o Rio Mondego rasga a paisagem citadina. Aqui, a é muito procurada pelos surfistas.

Também em Ovar e Ílhavo existem importantes polos de desportos de ondas.

Estremadura

A região da Estremadura assinala o início das condições meteorológicas mais favoráveis aos costumes balneares, especialmente a Sul de Lisboa, cidade capital da região e de Portugal. A temperatura média oscila entre 10.5°C e 23.3°C, a pluviosidade média entre 3mm e 120mm.

Dos 31 concelhos que constituem a região, 16 fazem fronteira com o oceano:

A maravilhosa biodiversidade das paisagens protegidas aqui constituídas alcança arquipélagos, cabos, serras e rios: Reserva Natural das Berlengas, Parque Natural Sintra-Cascais, Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado.

O Cabo da Roca, em Sintra, é o ponto mais ocidental da Europa Continental.

A , a pitoresca baía de Setúbal foi eleita uma das mais belas do mundo pelo Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

A Estremadura oferece as melhores condições a nível nacional para a prática de Surf, Bodyboard, Kitesurf e Stand Up Paddle. Na Ericeira, Mafra, foi criada a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa a .
Na Nazaré, o famoso Canhão da Nazaré da proporcionou ao surfista de ondas gigantes Garrett McNamara uma entrada no Livro de Recordes do Guiness por ter surfado uma onda com 23.77 metros. O actual recorde pertence ao francês Benjamin Sanchis com uma onda de 33 metros no mesmo local.

Peniche, Cascais e Costa da Caparica são também alguns dos locais preferidos pelos surfistas.

Baixo Alentejo

Praias selvagens, falésias de xisto, areais brancos e dourados, ondas perfeitas, gastronomia deliciosa, estamos certamente na região do Baixo Alentejo. A sua costa é conhecida por Costa Vicentina, lembrando o Cabo de São Vicente, em Sagres, Vila do Bispo.

18 Concelhos formam esta região a Sul de Portugal, dos quais 4 representam o litoral alentejano:

Beja é a cidade capital da região.

A partir de Sines, o Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina abrange quase toda a linha costeira. Acima, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha e Reserva Natural do Estuário do Sado encerram a linha de áreas protegidas junto ao litoral.

A temperatura média varia entre 11°C e 23.3ºC, e a pluviosidade média entre 1mm e 89mm.

A zona é especialmente propícia a praias selvagens de difícil acesso que oferecem excelentes condições aos entusiastas do naturismo. Mas não só, muitos surfistas elegem a costa alentejana como o melhor local de surf em Portugal. e são os mais frequentados surf spots da Costa Vicentina.

Algarve

O Algarve é a estância balnear mais procurada de Portugal Continental e, por isso, com maior oferta turística. Oficiosamente, o Algarve encontra-se dividido em duas áreas:

Barlavento (de Aljezur a Albufeira)

  1. Monchique (sem praias oceânicas)

Sotavento (de Loulé a Vila Real de Santo António Este)

  1. São Brás de Alportel (sem praias oceânicas)
  2. Alcoutim (sem praias oceânicas)

Faro é a cidade capital da região.

A linha costeira formada por 13 dos 16 concelhos que constituem o Algarve descreve paisagens de morfologias tão diferentes e surpreendentes quanto o número de praias aqui existentes. As suas águas maioritariamente vindas do Sul são serenas e mais quentes que nas regiões a Norte.

O Barlavento caracteriza-se pelas íngremes falésias douradas, praias inseridas nas rochas e águas calmas, exceptuando a costa Oeste inserida no Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina onde as águas convidam à prática de surf e outros desportos de ondas.

No Sotavento, a água é ligeiramente mais quente e mais calma, as línguas de areia estendem-se a perder de vista e formam pequenos ilhéus no Parque Natural da Ria Formosa.

As temperaturas médias variam entre 11.4°C e 24.4°C e a pluviosidade média entre 0mm e 81mm.